Current Zoom: 100%

Suplemento pode engordar e causar sobrecarga no sistema renal

  • strict warning: Non-static method view::load() should not be called statically in /home/saude/public_html/sites/all/modules/views/views.module on line 906.
  • strict warning: Declaration of views_handler_filter::options_validate() should be compatible with views_handler::options_validate($form, &$form_state) in /home/saude/public_html/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_filter.inc on line 607.
  • strict warning: Declaration of views_handler_filter::options_submit() should be compatible with views_handler::options_submit($form, &$form_state) in /home/saude/public_html/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_filter.inc on line 607.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_validate() should be compatible with views_plugin::options_validate(&$form, &$form_state) in /home/saude/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_submit() should be compatible with views_plugin::options_submit(&$form, &$form_state) in /home/saude/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.
Suplemento pode engordar e causar sobrecarga no sistema renal

Ficar mais bonito(a) com o menor esforço. Esta é a postura de milhares de pessoas quando se referem aos cuidados com o corpo.

Cada vez mais na moda, os suplementos alimentares estão sendo usados de forma incorreta e provocando sérios problemas à saúde. 

Suplementos alimentares e/ou vitamínicos possuem substâncias à base de proteínas, aminoácidos e açúcares que podem contribuir para o melhor desempenho em atividades físicas quando usados de forma correta.

Eles fornecem energia e aumentam a massa muscular. Determinadas substâncias e cápsulas que prometem acelerar o metabolismo, como se fossem emagrecedores, devem ser vistas com reservas. “As pessoas devem tomar cuidado com o tipo de suplementos alimentares e substâncias que são chamadas de suplementos, mas que não têm este fim”, informa a nutricionista Tânia Mara Sarraff Moreira.

Sob a orientação de um profissional nutricionista, a pessoa deve fazer exames laboratoriais para determinar qual o tipo de suplemento é mais adequado para ele e avaliar sua dieta habitual. “O fato de tomar um suplemento não exime a pessoa de fazer uma boa alimentação”, atesta Tânia.

Após identificar as necessidades do corpo, que deve estar em perfeitas condições, e ajustar a devida quantidade do suplemento alimentar, a pessoa deve ficar atenta à forma de tomar esse suplemento que lhe foi indicado, porque há suplementos pré-atividade e pós-atividade, que não podem ser alterados.

O excesso da substância e a inadequação na forma de tomar, de acordo com alguns estudos, têm demonstrado problemas intestinais e doenças renais e hepáticas. “Os suplementos, além de caros, quando consumidos sem a devida orientação, podem trazer resultados negativos, como os já citados, gerando sobrecarga do sistema renal ou problemas no fígado e até mesmo aumento de peso. A excessiva busca pelo chamado ‘corpo perfeito’ pode prejudicar a saúde”, alerta a nutricionista.

No Brasil, os suplementos só podem ser comercializados depois de avaliados quanto à segurança de uso e registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que tem se preocupado com a forma de publicidade dos produtos e alertado para excessos no uso. “Nos últimos anos, a visão do que é suplementação mudou. As normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) modificaram substancialmente a maneira com que esses produtos são apresentados. Além da mudança na publicidade, nova resolução adotada pela Anvisa passou a exigir que todos os produtos tragam mensagens de alerta ao consumidor sobre a importância de uma boa alimentação”, explica Tânia.

“O mais importante continua sendo uma alimentação saudável e equilibrada”, finaliza a nutricionista. 

Fonte: 
Jornal da Manhã / Redação Benefício Saúde.com
Suplemento pode engordar e causar sobrecarga no sistema renal

Consultoria de Beneficios, Consultoria em Saude Suplementar, Plano de Saude Empresarial, Plano Odontologico Empresarial, Beneficio Saude, Assessoria em plano de saude, Assessoria em beneficios, Beneficios Empresariais, Beneficio de RH, Beneficios de Recursos Humanos