Current Zoom: 100%

Login BeneficioSaude.com

Cervicalgia e lombalgia representam 2ª queixa de dor mais comum nas pessoas

Cervicalgia e lombalgia representam 2ª queixa de dor mais comum nas pessoas

A cervicalgia e a lombalgia são os quadros dolorosos mais comuns da coluna vertebral. Constituem a 2ª queixa de dor no homem adulto, perdendo apenas para os quadros de cefaleia.

A cervicalgia é a dor no seguimento cervical da coluna e, de acordo com o reumatologista, Carmo de Freitas, “ela afeta cerca de 50% dos indivíduos em algum momento da vida, em especial, as mulheres”.

Já a lombalgia é a dor no seguimento lombar da coluna. “Esta afeta de 65% a 85% da população mundial ao longo dos anos. Corresponde à 3ª causa mais comum de afastamento do trabalho, à 5ª de internação hospitalar e à 3ª de procedimentos cirúrgicos”, explica o médico, que trabalha na área há mais de 40 anos.

Segundo ele, as dores cervicais e lombares apresentam múltiplas causas e, por isso, nem sempre o diagnóstico é simples. “Nas lombalgias, por exemplo, apenas 25% a 30% dos pacientes recebem um diagnóstico provável”, conta.

Uma boa caracterização do paciente, que envolve informações, como idade, sexo, raça, peso corpóreo, situação ocupacional (profissão/situação trabalhista), hábitos e vícios (atividade física, fumo), perfil psíquico e estado civil, pode ajudar muito na hora de descobrir a causa do problema.

“A avaliação clínica detalhada e o exame físico são os instrumentos iniciais de avaliação de todo paciente com dor na coluna. Entre diversas outras coisas, a caracterização da dor, com determinação de seu tempo e ritmo, é fundamental neste processo.

Depois disso, se a dor do paciente persistir após 30 dias de tratamento, é hora de recorrer aos exames complementares, como radiografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, eletroneuromiografia e exames laboratoriais”, detalha Carmo de Freitas.

Fonte: 
Jornal da Manhã / Redação Benefício Saúde.com

Consultoria de Beneficios, Consultoria em Saude Suplementar, Plano de Saude Empresarial, Plano Odontologico Empresarial, Beneficio Saude, Assessoria em plano de saude, Assessoria em beneficios, Beneficios Empresariais, Beneficio de RH, Beneficios de Recursos Humanos